quarta-feira, 16 de novembro de 2011

DITADURA MILITAR

· Militares dão golpe em 1964 (fim do governo de João Goulart e do período democrático)

· Duas tendências entre militares:

1- Linha dura: militares que não acreditam que o Brasil pudesse se equilibrar mantendo um modelo democrático. Acusavam que durante toda sua História, o país sempre teve momentos de instabilidade sócio-política enquanto utilizava o modelo democrático. Defendiam a implantação de uma ditadura de longo prazo no Brasil e, para que tal modelo pudesse equilibrar o país, todos os meios seriam viáveis (Perseguições a opositores, por exemplo)

2- Sorbonne: militares, no geral intelectualizados, que defendiam modelo ditatorial como forma de estabilizar e equilibrar o Brasil, porém defendiam a necessidade de redemocratizá-lo depois da retomada da ordem no país. Para esse grupo a ditadura era provisória.

· Os Estados Unidos apoiaram o Golpe de 1964 e a ditadura militar, pois isso alinharia o Brasil definitivamente ao bloco capitalista (liderado pelos EUA), acabando com possíveis ameaças comunistas ou de alinhamento com a URSS.


CARACTERÍSTICAS SOCIAIS

· Perseguições

· Acusações e prisões ilegítimas

· Desrespeito à integridade física dos cidadãos: Tortura e execução de pessoas que representavam uma suposta ameaça ao Estado

· Fim das liberdades individuais e coletivas: direito de reunião, manifestações coletivas, verbais ou escritas.

· Perseguição especial à comunistas, sindicalistas, intelectuais e estudantes que questionavam o modelo político, jornalistas e todos que pudessem representar oposição.

· União Nacional dos Estudantes (movimento estudantil) foi posta na ilegalidade.

CARACTERÍSTICAS POLÍTICAS

· Cassação do mandato de políticos que faziam oposição à tomada de poder através do golpe de 64

· Extinção dos partidos políticos: apenas dois foram considerados legais e tinha direito de disputar legalmente

1- Arena: Partido do governo ditatorial

2- MDB: único partido de oposição (que na prática não funcionava devidamente), duramente fiscalizado.

· Eleições para presidente da República e governador eram INDIRETAS: cargos eram escolhidos por um colégio eleitoral (grupo de pessoas favoráveis aos interesses da ditadura)

· Durante grande parte dos anos da ditadura brasileira a Linha Dura se sobrepôs à Sorbonne.

· Fechamento do Congresso Nacional e limitações dos direitos civis e políticos


CARACTERÍSTICAS CULTURAIS

· Censura jornalística

· Censura artística: análise, interpretação e seleção de peças teatrais, músicas contestadoras, artes plásticas impactantes ou reflexivas. Muitos artistas (inclusive hoje consagrados como Chico Buarque) foram exilados e perseguidos pela ditadura

· Propagandas a favor da ditadura eram muito utilizadas pelo governo: publicidade a favor de uma imagem de progresso econômico e ordem social

CARACTERÍSTICAS ECONÔMICAS

· O Brasil alinhou-se definitivamente ao bloco capitalista: agravamento das dívidas externa(especialmente com EUA) iniciadas ainda nos governos democráticos.

· Abertura do Brasil ao capital estrangeiro: exportação e empréstimo – país era absolutamente dependente da economia e do mercado estrangeiro

· Algumas obras gingantescas, como a construção da Hidrelétrica de Itaipu e a rodovia Transamazônica, escondiam o imenso desvio de verba e davam a aparência de período de imenso desenvolvimento no Brasil.

· Milagre econômico: grande oferta de crédito para classe média, aumento do consumo através do crediário e ilusão consumista

· Não houve, durante a ditadura, preocupação com a diminuição da desigualdade social ou diminuição da miséria.

· Salário mínimo permaneceu sem aumentos significativos durante quase toda a ditadura

· No fim do período ditatorial, devido à dívida externa e ao modelo econômico adotado: Grande inflação e concentração de renda – descontentamento de diversas classes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário